WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento pelo WhatsApp
ArtigosDependência Química

O que é a abstinência alcoólica?

A crise de abstinência pode causar a morte? Quanto tempo dura?

É possível superar a abstinência do álcool sem ajuda médica?

A abstinência alcoólica é um quadro de reações diversas, apresentado pelas pessoas que interrompem, total ou parcialmente, o consumo abusivo e constante de bebidas alcoólicas, de forma voluntária ou involuntária.

Todo dependente do álcool, apresenta os sintomas da abstinência, mesmo quando ocorre apenas a redução da quantidade de consumo de bebidas alcoólicas, não sendo necessária à sua interrupção total. Destes, os sintomas de convulsões e delirium tremens, são os mais comuns.

A síndrome de abstinência do álcool também é associada a outros quadros de complicações clínicas e transtornos psiquiátricos, como: agitação, ansiedade, alteração do humor, náuseas, vômitos, taquicardia e hipertensão arterial.

A crise de abstinência é também associada ao aumento da taxa de mortalidade em decorrência do consumo abusivo e dependência alcoólica.

Ressaltando a extrema necessidade da procura por um tratamento especializado do alcoolismo  para que o alcoólatra receba os devidos cuidados necessários à sua reabilitação.

Delirium Tremens

Alcoólatras que apresentam quadros de delirium, relacionados a abstinência alcoólica, sofrem com transtornos cognitivos, de memória e desorientação.

Sintomas como delírios, humor alterado, apatia ou ansiedade intensa, alucinações e febre, também estão associados aos quadros de delirium.

Convulsões

Os quadros convulsivos relacionados ao alcoolismo são comuns e ocorrem geralmente dentro das primeiras 48 horas, após a redução ou suspensão do consumo do álcool.

O não tratamento adequado das convulsões agrava o quadro de abstinência do dependente, evoluindo para o quadro de delirium tremens.

Quanto tempo dura a abstinência alcoólica?

Os sintomas da crise de abstinência do álcool surgem, geralmente, após um período de 6 a 24 horas desde a última dose de consumo de bebidas alcoólicas.

Em casos de dependência alcoólica grave, a diminuição da quantidade de álcool ingerida é o suficiente para despertar os sintomas de abstinência.

Sintomas leves podem surgir em um período de 6 a 36 horas, como palpitações, tremores, dores de cabeça, febre e anorexia. As convulsões podem ocorrer entre 12 a 48 horas, para os casos de maior gravidade, e os sintomas de delirium tremens podem surgir entre 48 e 96 horas de abstinência.

A duração desses sintomas varia de acordo com o metabolismo do alcoólatra e do nível de dependência em que o mesmo se encontra. Podendo durar de 2 a 3 dias, para os casos leves, e até 14 dias para os casos mais graves.

A abstinência alcoólica pode matar?

Sim. A suspensão do consumo total ou parcial do álcool pode produzir crises de abstinência fortíssimas no organismo do dependente. Provocando colapsos nervosos que levam a falência quando não tratados corretamente.

Como tratar a abstinência alcoólica?

Devido ao alto nível de risco a saúde física e mental do alcoólatra, a forma mais segura e correta de tratamento é através do acompanhamento médico especializado. Outras formas de intervenção ao alcoolismo podem provocar danos maiores e irreversíveis.

Exibir mais
Indicamos esta leitura!
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!